Como ter amor-próprio e melhorar a autoestima?

Tempo de leitura: 4 minutos

Você já se perguntou como ter amor-próprio? Como melhorar a autoestima?

Começa dentro de nós o movimento que é capaz de mudar nossas vidas, através do sentir que também está ligado com o pensar.

Assim o 1º Hábito que podemos cultivar é:

Melhorar a Imagem Própria

Como você enxerga a si mesmo?

Mulher no espelho

Pense tanto nas suas características físicas (bonito, feio, alto, baixo, etc), nas suas qualidades (trabalhador, amigo, dedicado, etc) como nos seus defeitos (preguiça, avareza, inveja, etc). Agora escreva uma anotação e guarde.

Então leia esta anotação, como você se sente? Se você não se sentiu bem, então corrija as palavras que forem negativas e escreva somente qualidades. Por exemplo se você escreveu que é “feio”, escreva “bonito” e se você não conseguir reconhecer qualidades em você escreva aquelas que outras pessoas observam em você.

O 2º Hábito é:

Conheça sua personalidade, seus valores e o que te faz bem AutoconhecimentoAprender a respeito de si é um hábito que facilita muito a vida de uma pessoa. Para que possamos amar a nós mesmos precisamos nos conhecer melhor.

Uma forma de fazer isso é conhecer a nossa personalidade: nossos talentos e afinidades;  e nossos valores (o que é importante para nós na vida, como queremos viver).

Quando começamos a entender a nossa personalidade e os nossos valores, podemos por exemplo, dedicar mais tempo com o que faz sentido para nós, que se aproxima mais dos nossos valores, talentos e preferências. Experimente na sua vida dedicar mais tempo ao que te faz bem e depois me conte como você passou a se sentir, ok?

O 3º Hábito é:

Reconheça seus defeitos e ame-se do jeito que você é

Amor próprioCada um de nós é um ser único e especial, dotado de talentos e virtudes mas também sujeito a falhas (defeitos) que precisamos melhorar se quisermos viver bem.

Este a princípio, não é um hábito tão fácil de se adquirir, pois exige de nós sairmos de uma área de conforto para amadurecer e crescer.

Pegue aquela anotação dos defeitos que listamos anteriormente e leia-os de novo. Como você se sente? Você consegue reconhecer seus defeitos? Consegue amar-se, aceitando VOCÊ em sua totalidade?

Aceitar como você é, mas também ter atitude para crescer e mudar seus comportamentos que possam prejudicar você mesmo ou outras pessoas.

Semeie amor-próprio tratando-se bem, valorizando-se, tendo paciência com você, sendo amigo e gentil.

Este é um exercício de longo prazo em que todos podemos nos aperfeiçoar e eu, assim como você, também estou aprendendo.

Estas são algumas formas práticas para construir o nosso amor-próprio e melhor a autoestima.

Amor-próprio precisa ser plantado, cultivado e regado e a única pessoa que pode fazer isso por você é VOCÊ mesmo.

Vamos então para o exercício de CONCLUSÃO, escreva a sua afirmação positiva. Ela irá te auxiliar a desenvolver a autoestima e o amor por você mesmo. Pegue as anotações das características físicas, virtudes e escreva como no exemplo:

Eu me reconheço por ser dedicada, alegre, bonita, inteligente, amiga, responsável, reconheço também as minhas falhas, me aceito e me amo como eu sou.

Coloque esta afirmação em um local que seja fácil para você ler diariamente, pode ser em um mural, guarda-roupa, geladeira, etc.

Te aconselho a ler esta afirmação por um tempo de pelo menos 30 dias, ou até que você comece a sentir mais autoconfiança, que a sua autoestima esteja melhor.

O mais importante é você parar um pouco e ver como sua vida está e aonde você pode melhorar, fazer diferente do que já fez, para que você se sinta melhor, com uma autoestima mais fortalecida.

Quando nos sentimos bem com a gente mesmo, nossa vida melhora, porque começamos a enxergar o nosso interior e o “mundo exterior” de uma forma mais positiva.

Acompanhe os próximos textos da Série: “Como Melhorar de Vida de forma Simples e Prática”.

Você também pode gostar de: http://www.maecomcarinho.com/pensar-positivo/

Bem é isto, bora praticar!!!

Assine nossa lista no box abaixo para receber os próximos textos.

Comente abaixo, deixe suas dúvidas, observações, etc.

Comments

comments

Os comentários foram encerrados, mas trackbacks e pingbacks estão abertos.