Gerenciamento de Tempo: 3 Passos Básicos que Você não pode Ignorar!

Tempo de leitura: 4 minutos

Olá Mãe, nosso tema de hoje é o Gerenciamento de Tempo.

Você sente que 24h não é o suficiente para fazer tudo que você precisa como Mãe, Esposa, Mulher e Profissional?

Você quer ter mais tempo para ficar com seus filhos, pois quando está com eles, sente-se tão esgotada que simplesmente não consegue dar a atenção que eles precisam e até cobram?

E talvez, você deseja ter tempo para Estudar ou para Começar um Negócio Próprio, mas a rotina do dia a dia te consome completamente e quando você olha para o relógio já está na hora de dormir?

Gerenciamento de Tempo para Mães

Quando falo em Gerenciamento de Tempo, na verdade o que podemos fazer é gerenciar nossas ações e, dessa forma, conseguirmos produzir mais. O tempo continuará o mesmo, ele não está no nosso controle, mas as nossas ações, essas sim, podemos administrar melhor.  Podemos reconhecer as atitudes que estão nos sabotando, diminuindo nossa produtividade e às vezes minando nossa energia!

Realizaremos um plano de ação considerando todas as funções e tarefas que nós Mães temos.

_____________________________________________________________________________

Então, vamos para a parte prática:

1) Faça uma lista de todos os seus afazeres diários, depois identifique quanto tempo gasta em cada uma dessas tarefas. Coloque aqui as tarefas relacionadas com a administração da casa, tarefas e horários de trabalho, tempo que você passa com seus filhos, tempo que você passa com o esposo, tempo livre para você, etc.

Exemplo resumido:

Seg Ter Quar Qui Sex Sáb Dom
06:00h às 07:00h – Café-da-manhã 06:00h às 07:00h – Café-da-manhã 06:00h às 07:00h – Café-da-manhã 06:00h às 07:00h – Café-da-manhã 06:00h às 07:00h – Café-da-manhã 07:00h às 10:00h – tempo livre com filhos  08:00h às 11:00h – tempo livre com filhos
07:00h às 08:00h -levar os filhos na escola 07:00h às 08:00h – ir para academia 07:00h às 08:00h -levar os filhos na escola 07:00h às 08:00h – ir para academia 07:00h às 08:00h -levar os filhos na escola  11:00h às 14:00h – almoço família 11:00h às 14:00h – almoço família

 

 

2) Estabeleça suas prioridades por níveis de importância.

Para estabelecer suas prioridades, responda as seguintes perguntas:

1- Quais são as atividades diárias que te levam exatamente para onde você quer ir? Que estão em harmonia com o que você quer para sua família?

  • As respostas destas perguntas serão consideradas como Prioridade de Alto Nível.

2 – Quais são as atividades que precisam ser feitas, mas que não trazem consequências diretas na realização do seu objetivo? E não trazem consequências diretas em relação ao que você quer para a sua família?

  • A resposta dessas perguntas serão consideradas como Prioridades de Médio Nível.

3 – O que você faz que te traz conforto ou prazer, mas que não tem nenhum resultado positivo para o seu objetivo e para a sua família?

A resposta dessa pergunta será considerada como atividade Eliminável.

______________________________________________________________________________

3) Agora faça a Reavaliação da sua Tabela ou Quadro de Tarefas e Organize-as conforme suas prioridades e Níveis de Importância. Lembrando que as atividades Elimináveis são os seus Sabotadores e, por isso, procure uma forma de eliminar gradativamente da sua Rotina.

Aquelas atividades de Alto Nível são suas principais Prioridades nesse momento. Sendo assim, merecem receber uma dedicação maior de tempo.

Faça seu Quadro de Tarefas novamente e mantenha-o visível para consulta diária. Guie seu dia por esse Quadro e perceba os resultados na sua vida.

Mãe, a Administração do Tempo feita dessa forma, trará resultados melhores naquilo que é mais importante para você.

Continue fazendo esse quadro toda semana. Eu geralmente preparo o meu no domingo e coloco o que preciso fazer durante a semana. Vale colocar consultas médicas, ir ao supermercado, limpar a casa, passeio com os filhos, etc. Tire da sua cabeça as tarefas e coloque no Quadro, além de melhorar sua Produtividade, isso também auxilia para que você sinta mais calma e menos ansiedade.

Com Carinho,

Priscilla Soares – Coach de Mães.

Saiba mais sobre Coaching para Mães aqui: http://www.maecomcarinho.com/coach-de-maes/  

Assine nossa lista Vip e receba Dicas Especiais:

Acompanhe Mãe com Carinho: Maternidade, Bebês e Primeira Infância.

Comments

comments

Os comentários foram encerrados, mas trackbacks e pingbacks estão abertos.