Como fazer para Pensar Positivo?

Tempo de leitura: 4 minutos

Como fazer para Pensar Positivo?

Pensar Positivo

Você já deve ter ouvido alguma coisa a respeito de Pensar Positivo e como isso pode mudar a sua vida, não é mesmo?

Talvez você até já tenha buscado colocar isto em prática, mas por alguma razão, quando surge um grande desafio na sua vida você não consegue mais manter sua mente tão focada no Positivo. Acertei?

A maioria das pessoas que conheço que alcançaram êxito nas suas vidas não pensam positivo o tempo todo.

Existem até alguns estudos de neurociência que apontam que ser “muito otimista” pode não ser benéfico, já que a pessoa muito otimista tende a correr mais riscos sem pensar nas consequências.

Pensar Positivo faz bem, mas com os pés no chão.

Então, o que é possível fazer?

Observar mais os pensamentos para ter atenção quando os negativos aparecerem. A partir deste exercício de observação, aos poucos a pessoa consegue identificar quando aqueles pensamentos começam. Depois conseguirá trocar por pensamentos positivos.

Para ficar mais fácil de entender:

o pensamento negativo sobre você mesmo, sobre outras pessoas ou situações apareceu na sua mente, você se viu começando a deixar aquele pensamento negativo sair do controle e dominar. Assim que percebeu o que estava acontecendo, imediatamente trocou aquele pensamento negativo por um positivo sobre o mesmo assunto.

Se estava pensando que você “não consegue”, por exemplo, pense que você “consegue”. Se estava pensando que as situações externas estão te atrapalhando, pense que elas são oportunidades de aprendizado.

E é assim, com muita prática, constância, foco e força do querer que conseguimos devagar manter nossa mente com mais pensamentos positivos.

Não tem Fórmula Mágica… 😉  😀

Algumas vezes, pode ser que você não tenha conseguido perceber o pensamento negativo no seu início e tenha deixado ele “criar asas”, aí o filtro será o coração.

Sabe aquele momento que você não está se sentindo bem? Procure lembrar qual pensamento passou na sua cabeça antes do mal-estar começar.

Você deve ter tido um pensamento negativo a respeito de você mesmo, de outras pessoas, ou situações externas.

A partir do momento que você não se deu conta daquele pensamento negativo, ele pode ter entrado no seu coração e assumido forma de sentimento negativo. Quando isso já aconteceu aí o esforço é maior para se libertar daquele sentimento.

Se você já está neste ponto, muito provavelmente os pensamentos negativos passaram a ocorrer com mais frequência. Observe sobre o que são estes pensamentos… São sempre sobre as mesmas coisas ou pessoas? Isso já irá lhe mostrar o caminho para se curar daquele sentimento negativo.

Poderá levar um tempo maior de dedicação em substituir os pensamentos negativos por positivos. Trocando aqueles pensamentos negativos e buscando acalmar o coração, você gradativamente se sentirá melhor. É preciso mudar a forma como nos vemos e enxergamos o mundo que nos rodeia.

Uma boa atitude para ter é quando identificar aquele pensamento negativo ou alguma preocupação que esteja lhe afligindo, parar um pouco, respirar profundamente algumas vezes e analisar:

____ Isso que está me afligindo eu tenho como mudar?

Se tem como mudar, então planeje, organize e faça as mudanças acontecerem. Se é algo sobre o mundo externo que não está no seu campo de ação (por exemplo, se chove, se faz calor, se houve furacão, etc) ou sobre os comportamentos de outra pessoa, não há o que fazer. É melhor focar no que você pode fazer, na sua vida, aonde você pode melhorar.

Também, quando internamente não estamos bem é sujeito termos mais pensamentos negativos. E aí está no seu campo de ação transformar essa realidade, buscar descobrir porque não se sente bem, entrando mais a fundo no seu coração, nos seus sentimentos.

Viver é a arte de se conhecer, então é natural que aconteçam momentos onde temos que olhar mais para dentro de nós e inevitavelmente superar algumas dores ao longo deste processo.

Também é importante reconhecer quando precisamos de auxílio, faz parte do aprendizado se permitir ser cuidado. Precisamos ter coragem na vida para nos enxergar e nos lapidar.

Pensar positivo conforta, renova a fé, a esperança, traz força e paz para seguir em frente. A vida fica mais bonita, mais alegre e nos dá uma sensação de poder sobre a nossa vida. Traz uma sensação de estar no comando, criando a nossa própria história.

Acompanhe também os outros textos da Série: “como melhorar de Vida de forma Simples e Prática”. Clique aqui: http://www.maecomcarinho.com/viver-bem/

Deixe seu comentário, dúvida, compartilhe com os amigos! Me conte como está sendo fazer o exercício proposto aqui. Isso auxilia o meu trabalho a ter progresso.

Abraços com Carinho!

Comments

comments

Os comentários foram encerrados, mas trackbacks e pingbacks estão abertos.