Mãe sobrecarregada: alivie sua carga. 2º Passo para ter mais paciência com seus filhos e marido.

Tempo de leitura: 5 minutos

Quando uma Mãe está sobrecarregada a tendência é que ela se descontrole mais vezes e geralmente esse estresse acaba sendo descontado em quem está mais perto.

É quase um pedido de socorro, mas feito de uma forma que provoca resultados negativos na família.

Você que chegou até esse texto, com certeza, não queria ter essa falta de paciência, não queria ficar gritando e brigando com sua família. Eu te entendo, afinal você não faz isso de forma intencional, eu sei…

2º Passo: Organize sua vida e sua rotina para aliviar a carga.

Mãe, algumas tarefas ou atividades do seu dia a dia não tem como você parar de fazer, pois são essenciais para a vida da sua família. Tem algumas que são importantes, porque estão ligadas com os seus valores e os da sua família. E outras atividades que são elimináveis pois não trazem resultados positivos para a sua família ou para os seus objetivos.

Gerencie sua vida por prioridades assim sua rotina ficará mais leve.

Aprenda como administrar melhor o seu tempo, nesse outro artigo do meu blog: https://www.maecomcarinho.com/gerenciamento-de-tempo/

Observe as suas tarefas diárias. Será que tudo isso precisa ser feito por você? O que mais você não tentou e que pode melhorar sua vida, aliviar mais a sua carga?

Seu jeito de pensar e agir pode contribuir para a Sobrecarga:

Mãe sobrecarregada

Algumas Mães têm a tendência de centralizar tudo e não permitir que as outras pessoas da família contribuam e se desenvolvam com isso.

Nesses casos, um tipo de pensamento frequente é “eles não vão fazer direito e depois vou ter que refazer”. Você já pensou isso? 😀

Assim, uma boa oportunidade para ter mais calma é ir soltando o controle e deixando que as pessoas também participem. Talvez, nunca fique como “você gostaria que ficasse” a limpeza, a faxina, a comida…. 😀 … e isso faz parte da vida, conviver com os jeitos diferentes e respeitar. Você também pode ensinar, com diálogo, com jeito… com o tempo eles vão melhorando, principalmente se você manter a calma e falar de uma forma boa para a outra pessoa ouvir.

Ainda, não crie expectativa em relação aos outros fazerem as tarefas igual a você, não cobre tanto das outras pessoas e também não cobre tanto de você mesma.

Algumas Famílias podem pagar por um auxílio, diarista, empregada, mas por causa desse perfil de Centralizar e não querer largar o controle, não permitem que uma outra pessoa faça as tarefas da casa.

Outras Mães se sobrecarregam porque tem o seguinte pensamento: “Eu preciso fazer tudo” ou “Eu preciso dar conta de tudo”. Você já pensou assim?

Te confesso que no primeiro ano de vida da minha filha eu tinha muito esse pensamento de ter que dar conta de tudo. Depois percebi que isso fazia com que eu me sobrecarregasse sem necessidade, pois eu tinha como pagar uma diarista algumas vezes por mês, mas não pagava por achar que seria vergonhoso “não estar dando conta de tudo”, por medo do julgamento de outras pessoas.

Outro pensamento que eu tinha e que outras mães também têm é um pensamento de escassez. Exemplo: “Eu não posso pagar pelo auxílio de uma diarista, porque se eu não economizar agora vai fazer falta amanhã”. Uma preocupação exagerada com a falta do dinheiro. Aqui estou falando do caso em que financeiramente está apertado, mas que pagar R$240,00 ou R$300,00 por mês não vai prejudicar ninguém. O que você vai ganhar de saúde, mais disposição e paciência, compensa o investimento.

Outras mães não podem pagar por um auxílio (seja com a criança ou com a casa), mas tem uma pessoa da família que pode auxiliar. Contudo, o Pai ou a Mãe por “diversas razões” não permitem. Reflita se esse não é o seu caso. Quem vai dizer será o seu coração. 

Se você não aguenta mais, está explodindo, sem paciência, será que tem alguém que pode dar um apoio?

Esses são só alguns exemplos de problemas que acontecem devido a forma de pensar e agir dos pais e das mães.

É importante que você saiba que não é só você que passa por isso, você não está sozinha! Quanto mais você conversar com outras mães, mais você vai perceber que os problemas são bem parecidos…

Tem alguns pesos que nós mesmas é que colocamos. Fique atenta com seus pensamentos, sentimentos e com a forma que está organizando a sua vida.

Vida de Mãe, não será todo dia de flores e sorrisos, isso você já sabe. Contudo, nós podemos encontrar um jeito de viver melhor, de ter mais paz e alegria nos nossos dias!!!

Se você precisar de auxílio, eu pego na sua mão e vamos juntas. Saiba mais sobre Coaching para Mães aqui: O que o Coaching para Mães pode fazer por você?

Se você ainda não viu o primeiro texto da Série: Como ter mais calma e paciência com seus filhos e marido, clique aqui: 1º Passo Descubra como está a sua Satisfação com a Vida.

Um abraço com Carinho e até breve!!!

Comments

comments

Os comentários foram encerrados, mas trackbacks e pingbacks estão abertos.